Os governos segundo Tolstoi

( Os governos )... fingem proteger a sociedade de repressões , enquanto, em sua maioria, vivem apenas graças à embrigaguez dos povos; como fingem garantir a liberdade e a constituição, enquanto seu poder mantém-se graças à ausência de liberdade; como fingem cuidar da melhoria dos trabalhadores, enquanto sua existência repousa sobre a opressão do operário; como fingem sustentar o cristianismo, enquanto o cristianismo destrói qualquer governo.
Nossa sociedade incumbe-se da repressão, mas de modo que este cuidado não possa diminuir a embriaguez; da instrução, nas de modo que , longe de destruir a ignorância, não faz senão aumentá-la;da liberdade e da constituição , mas de modo que não se impeça o despotismo; da sorte dos operários, mas de modo que não sejam alforriados da escravidão; do cristianismo, mas do cristianismo oficial que sustenta os governos, em vez de destrui-los.
* trecho retirado do livro ´´ O Reino de Deus está em Vós´´ de Leon Tolstoi em seu Capítulo VI de título ´ Os homens de nossa sociedade e a guerra ´